Conheça mais sobre o

Projeto Ver Magia

Idealizador: SAS Brasil

Você sabia que 30% dos alunos em idade escolar têm algum tipo de problema de refração? E muitas cidades brasileiras não possuem médicos especializados, como o de oftalmologia?

Muitos abandonam a escola porque se consideram inferiores no aprendizado justamente porque não conseguem ter a mesma qualidade de visão dos demais. Por isso, entramos em parceria com a SAS Brasil em seu projeto VER MAGIA, que tem o objetivo de levar atendimento e solução para crianças com algum tipo de problema de visão nas regiões brasileiras mais remotas.

As preparações para a ação iniciaram em outubro de 2021 em Santo Amaro – MA, cidade com menor índice de IDH do estado, com o objetivo de levar atendimento especializado para lá.

O grande mutirão foi feito entre os dias 08-12 de dezembro de 2021 e foi com certeza uma das experiências mais reais para os participantes que o Brasil precisa de mudanças e necessita, urgentemente, de pessoas engajadas para tal.

Por trás da cidade turística, vizinho dos Lençóis Maranhenses, escondia uma realidade triste e fria: inexistência de saneamento básico e atendimentos médicos especializados, longa fila no SUS e uma população em extrema vulnerabilidade.

Ver de perto a desigualdade social, nos fez refletir quanto somos privilegiados e quão injusto o mundo é. Por isso o Instituto P4 sonha junto com sua equipe de voluntários compartilhar seus privilégios para quem mais precisa.

“Realizar esse voluntariado me despertou um misto de emoções as quais nunca imaginei sentir. Pude perceber diversos aspectos da vida com outro olhar, um olhar muito mais humano. Me conectei com pessoas, conheci uma realidade completamente diferente da minha e tenho certeza de que isso me transformou como ser humano. Sinto orgulho em poder dizer que vivi isso.” – Gabriel Maistro, Assistente de Engenharia P4

“RESIGNIFIQUEI TODA MINHA EXISTÊNCIA, olhando para o outro. Se o projeto se chama ver magia é porque de fato o que faz é mágica. Foi melhorando a visão de tantas crianças que descobri o verdadeiro significado de ENXERGAR. Enxerguei a realidade brasileira, enxerguei o próximo, enxerguei os meios de fazer algo sobre, enxerguei onde eu me encaixo neste planeta. Um caminho sem volta, uma experiência que espero repetir muitas vezes. Minha cura pessoal, em doses de amor, empatia e gratidão.” – Alice Lima, Coordenadora de Projetos P4

“Essa experiência sem dúvidas me despertou uma série de sentimentos: gratidão, amor, carinho, alegria entre outros. No início foi um choque perceber a vivência do povo brasileiro, voluntariado me ensinou que quando encontramos a realidade de outras pessoas, nos deparamos com novas perspectivas e desafios. Aos poucos, entendemos o que realmente queremos e quais são os nossos objetivos. No decorrer da ação eu me sentia cada vez mais empolgada! Certa de que é um dos caminhos mais lindos que um ser humano pode trilhar. O trabalho voluntário não envolve somente ir lá e fazer a nossa parte, nos agrega entrega, compaixão e o amor aos detalhes. Cada momento se tornou único, trouxe crescimento pessoal e emocional. Com certeza quero contribuir junto ao instituto nessa jornada maravilhosa.” – Laysa Lima, Auxiliar Financeiro P4